bandeira-brasil bandeira-usa

Check up preventivo digital (Dentística/clínico Geral)

Descobrir uma doença ainda em fase inicial é o maior trunfo dos médicos. E hoje eles dispõem de um arsenal fantástico para os seus diagnósticos. Revista Veja – Edição 1 799

O que é Check-up?

É um conjunto de exames realizado periodicamente, utilizando-se de diversas tecnologias, com a finalidade de diagnosticar precocemente o aparecimento de doenças.

O que deve ser feito em um ckeck-up periódico é individualizado, levando-se em conta sexo, idade, ocupação, hábitos e antecedentes de cada paciente.
Esses dados também ajudam a definir de quanto em quanto tempo o ckeck-up deve ser realizado em cada caso.

O que é Check-up Preventivo Digital?

O Check up Preventivo Digital, é um exame realizado através da captura de imagens por uma câmera intra-oral de alta definição.

A imagem obtida pode ser aumentada em até 60 vezes, mantendo sua qualidade, o que permite, por exemplo, analisar detalhadamente um dente e encontrar uma pequena infiltração ou o início de uma cárie antes mesmo que possam ser detectadas a olho nu ou mesmo através de uma radiografia.(Obviamente não se dispensa o exame clínico ou radiológico durante a realização do ckeck-up).

Após a captura das imagens de todos os dentes, cada uma delas é analisada minuciosamente, com o intuito de encontrar vestígios do início de uma doença.

Após o diagnóstico, é realizado um laudo, apontando todos os problemas encontrados, bem como um plano de tratamento.

Qual a importância de se realizar um Check-up Preventivo Digital?

Ninguém gosta de ficar doente. O preço que se paga é sempre alto. E não é só de remédios e internações que esse preço é feito, há os custos sociais, psicológicos, familiares, trabalhistas, físicos, e outros mais.

Quem já teve uma dor de dente, por mais simples que isso possa parecer, sabe o quanto custa uma doença. Normalmente o alarme é soado à noite, num fim de semana, numa viagem de férias… e o transtorno está estabelecido!

Será que isso não poderia ser evitado? Certamente que sim!

A melhor aplicação para o dito popular “É melhor prevenir do que remediar”, é mesmo na área da saúde.

image1Através da realização do Check up Preventivo Digital, todo esse sofrimento pode ser evitado, pois ele permite a detecção do aparecimento de uma doença antes mesmo que ela possa apresentar os sintomas de sua existência. Sendo assim, é possível intervir antes de passar por situação de dor e sofrimento. O tratamento acontece de forma precoce, sem traumas, com custo mais baixo e a saúde é mantida sob controle.

Obviamente, não se pode evitar o surgimento de uma doença, mas o seu diagnóstico precoce permite um tratamento com melhores resultados e o controle sobre da doença através de ckeck-ups periódicos.

O que é melhor, trabalhar no sentido de manter a saúde, ou esperar uma doença aparecer, se estabelecer com todos os sinais e sintomas, para então tratá-la?

A atitude mais sensata é sempre eliminar o problema em sua origem, em qualquer que seja a situação.

A Dra Camila Dutra falou sobre esse assunto na Radio CBN Campinas, confira a entrevista na íntegra: