Lente de contato dental

Publicado em 15 de agosto de 2018 | Mídia Impressa

É possível alinhar, mudar o formato, fechar espaços, acertar o volume e a cor dos dentes

A odontologia é uma área extremamente dinâmica e se desenvolve constantemente com novas tecnologias, métodos e conceitos. Com isso, temos tratamentos cada vez mais eficientes e menos traumáticos. Uma das especialidades que mais cresceu nas últimas décadas foi a Odontologia Estética, capaz de mudar o sorriso das pessoas, devolvendo autoestima, confiança e contribuindo também para melhora da função e saúde. Um dos grandes aliados é o tratamento com lente de contato dental, que tem despertado o interesse de muitas pessoas que buscam o sorriso dos sonhos.

A lente de contato dental recebe este nome por ser uma lâmina extremamente fina de porcelana que recobre o dente. Com as lentes, é possível alinhar, mudar o formato, fechar espaços, acertar o volume e a cor dos dentes. Ou seja, possibilita diversas alterações que são previamente determinadas pelo profissional, em conjunto com o paciente, desenhando toda a transformação desejada.

Com a porcelana é possível reproduzir de maneira perfeita os dentes naturais, sendo que a lente de contato é confeccionada uma a uma por profissionais que a esculpem manualmente, reproduzindo detalhes que atingem o maior grau de naturalidade possível. Cada paciente terá sua lente personalizada de acordo com o formato de rosto e da boca, cor de pele, desenho do sorriso, entre outras características, buscando a harmonização
do sorriso.

Graças aos avanços dos materiais e técnicas, este tratamento possui grandes vantagens. Pode-se realizá-lo com pouquíssimo desgaste da estrutura
dental, sendo em alguns casos este desgaste torna-se inclusive desnecessário, preservando assim os dentes naturais do paciente. Além disso, em poucas sessões já é possível finalizar o tratamento, e através de estudos digitais e em modelos, o resultado é previsível e seguro.

Outra vantagem da porcelana é a grande durabilidade. O material não mancha ou muda de cor com o passar do tempo, ou seja, se forem realizados os cuidados corretos, este tratamento durará por muito tempo. O paciente que opta pelo tratamento com as lentes de contato deve fazer a mesma manutenção periódica no cirurgião dentista que qualquer outro paciente, não exigindo assim visitas extras. Porém, é importante ressaltar que a visita frequente ao consultório para limpeza e check-up é indispensável para a manutenção da saúde bucal.

É fundamental saber que cada paciente é único com suas características e peculiaridades que devem ser respeitadas, além dos casos iniciais
serem, também, distintos. Portanto, os resultados são diferentes, e requerem um estudo detalhado do sorriso e das condições de saúde bucal e geral. É importante procurar por um profissional conceituado e capacitado para cuidar de um dos seus bem mais preciosos: seu sorriso.”

Camila Dutra, dentista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *