Menos tempo na cadeira

Publicado em 6 de dezembro de 2013 | Artigos, Mídia Impressa

Odontologia: novidades na estética, na implantodontia e na reabilitação oral favorecem a otimização dos tratamentos, que ganham também mais segurança

materia01_01.12.2013

Cuidar dos dentes hoje não é mais como era antigamente, ou melhor, como era no ano passado. Os rápidos avanços tecnológicos também favorecem a odontologia, seja por meio de procedimentos menos invasivos ou por novas técnicas que proporcionam maior conforto e menos dor ao pacientes além de mais agilidade e precisão no trabalho dos dentistas.

Segundo Camila Dutra, especialista em dentística e estética dental, as novidades tecnológicas favorecem imensamente o conforto do paciente. “Uma das grandes novidades é o microscópio Zeiss OPMI Pico, que pode aumentar até 26 vezes a visualização dos dentes e, com isso, conseguimos ver detalhes tanto estéticos quanto para traçar um diagnóstico preciso, como a presença de trincas e canais”, exemplifica. “Ele tem uma qualidade muito superior à dos microscópios convencionais e, aqui no Brasil, existem apenas quatro desses equipamentos em clínicas de estética”, completa.

A especialista, que acaba de adquirir o equipamento de origem alemã, esclarece que o recurso pode ser usado em procedimentos simples, como uma substituição de restauração, e até nos mais complexos, como o tratamento de canal, sempre com ganhos em segurança, qualidade e agilidade. “Hoje, conseguimos fazer o tratamento de canal em dois dentes em apenas uma hora e meia. No passado, eram necessárias muitas sessões”, exemplifica.

Outra novidade que os clientes tanto almejam para um consultório dentário é a eliminação do motorzinho e seu desagradável ruído. “O cvdentus é um equipamento de ultrassom superpotente e suas vantagens vão além da não utilização do motorzinho, pois, normalmente sem anestesia, ele preserva os tecidos moles, trabalha com preparo ultraconservador e minimamente invasivo. Também é muito eficiente em raspagens e remoção de pinos antigos”, afirma Camila, que também adquiriu esse equipamento.

materia_02.12.2013

Correção de falhas ósseas

De acordo com o professor de implantodontia André Antonio Pelegrine, da Faculdade São Leopoldo Mandic, a estética é uma das principais áreas beneficiadas pelo avanço tecnológico no cuidado com os dentes, mas também há novidades favorecendo a implantodontia e a reabilitação. “Os aparelhos de planejamentos virtuais chamados Digital Smile Design (DSD) simulam e fazem o planejamento do tratamento necessário a partir do sorriso do paciente, já identificando as necessidades dentárias e gengivais”, explica.

Ele destaca, ainda, a utilização de células-tronco para enriquecer enxertos e corrigir falhas ósseas. Assim, ao invés de retirar osso de algumas partes da boca, da bacia ou da calota craniana, como tradicionalmente é feito – uma cirurgia bastante invasiva –, passa a ser necessária apenas a aspiração da medula óssea do quadril do paciente por meio de punção, feita por um médico especializado. Imediatamente depois disso, o dentista faz a centrifugação dessas células e impregna uma fração no enxerto de material cerâmico ou osso bovino e o implanta na boca do paciente. “Com isso, levamos celularidade ao material, que favorece a formação óssea mais rapidamente e de forma assertiva. O procedimento é tranquilo e não ultrapassa 50 minutos”, informa o professor.

Outro benefício da nova técnica que já é realizada há um ano na Faculdade São Leopoldo Mandic é, segundo Pelegrine, o menor tempo de recuperação do paciente. “Conseguimos reduzir o tempo de integração óssea à metade do que era necessário pelo método tradicional”, esclarece.

materia_03.12.2013

Reconhecimento

A dentista Camila Dutra receberá na próxima sexta-feira (6), no Hotel Vitória, o Prêmio Cidade de Campinas, concedido pela Associação das Nações Unidas Brasil (Anubra) e pelo Instituto Sustentar e que visa reconhecer os profissionais locais que prestam serviços de valor, favorecendo o desenvolvimento sustentável, a educação e os negócios no município. Camila será homenageada no setor da saúde, prêmio que em sua primeira edição, ano passado, foi entregue à médica Silvia Brandalise. “Fiquei muito feliz e lisonjeada com a notícia e isso me motiva ainda mais a sempre oferecer o que há de melhor e mais moderno na odontologia para a população de Campinas”, diz ela, que comemora sete mil pacientes atendidos em 11 anos de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *