O que são Facetas?

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 | Artigos

Algumas pessoas possuem dentes muito pequenos, ou com formas redondas, e se incomodam muito com isso. Há pacientes que bateram o dente quando eram crianças, fizeram tratamento de canal há muito tempo e o dente acaba não respondendo a nenhum tipo de clareamento. Nestes casos, as facetas são a melhor solução.

As facetas vieram para “salvar” o sorriso daquelas pessoas que possuem um ou alguns dentes que não têm um formato aceitável, ou que não respondem ao clareamento por terem sofrido algum trauma. O que isso significa?

Conhecidas como a nova “cara” do dente, ou como muitos dizem, “uma nova capinha” para os dentes, as facetas podem ser realizadas de duas maneiras: diretamente no consultório com resinas, realizando um pequeno desgaste no dente e recobrindo-o com produtos de última geração, mistura de cores e outras técnicas; ou realizadas indiretamente, realizando um desgaste um pouco maior no dente, método pelo qual o dentista faz um molde e projeta-o em cerâmica, encaixando essas porcelanas nos dentes.

Estes procedimentos são simples e dão resultados surpreendentes, podendo realmente transformar o sorriso das pessoas, e o que é melhor: tudo isso sem dor. Você pode ver como grandes exemplos os artistas em constante aparecimento na mídia. As facetas têm sido um dos procedimentos mais utilizados neste segmento de pessoas. Hoje, com as novas técnicas, os artistas e apresentadores têm utilizado este recurso da odontologia moderna. Ou vocês pensam que todos os artistas nasceram com dentes quadradinhos, branquinhos, retinhos e certinhos?

Em minha clínica temos feito um grande investimento em odontologia estética. Lá levamos a sério o dito que “sorrir é o melhor remédio” e os investimentos são feitos tanto em equipamentos como em cursos e congressos. Afinal na odontologia de hoje, a cada dia surgem novas técnicas. As facetas são hoje um excelente recurso de transformação do sorriso, com elas conseguimos fazer com que muitos pacientes tenham prazer em sorrir, prazer em mostrar os dentes. Eu costumo dizer aos pacientes que este tratamento me dá duas alegrias:

Primeiro a de poder acompanhar a transformação dos dentes e segundo quando é passado o espelho ao paciente: aquela sensação de felicidade quando eles enxergam o “novo sorriso” é uma das minhas maiores satisfações.

Um beijo.. Até mais…
Dra. Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *