O Mito do Megapixel e sua relação com a qualidade fotográfica

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 | Artigos

O megapixel é tido como referência à qualidade de imagem e a qualidade de fotografia, a intenção é desmistificar essa relação. Por isso é muito importante esclarecer o que é Megapixel (Mp). Mega é uma unidade de medida que se refere ao Milhão. A resolução da câmera é determinada pela quantidade de pixels, medido pela unidade de megapixel, ou seja, milhões de pixels. Quanto maior o número de pixels, maior a resolução da imagem. Como também, quanto maior a resolução ou quanto mais megapixels maior será a quantidade de bytes (informação) e mais espaço ocupará no computador.

Na prática, o número de megapixels define o tamanho da imagem e não qualidade: quanto maior for o número de pixels maior será a ampliação da fotografia. No caso de uma câmera com 3 Mp podemos imprimir fotos de 13 x 18 cm razoavelmente, enquanto que com uma de 6 Mp podemos fazer fotos de 30 x 40 cm com qualidade satisfatória. Portanto não se deve confundir tamanho da imagem com qualidade da imagem, porque não é o número de megapixels que determina a qualidade do equipamento. A qualidade da fotografia vai sempre depender do fotógrafo, de sua técnica e da qualidade óptica do equipamento, uma câmera com 6 Mp não vai gerar uma imagem melhor que uma de 3 Mp se o operador não souber manusear o equipamento.

Didaticamente podemos comparar o pixel com as peças de um quebra-cabeça. Se fizermos uma analogia, entre um quebra-cabeça de 3 mil peças e uma máquina com resolução de 3 megapixels, assim como um de 6 mil peças e uma máquina de 6 megapixels. Através dessa comparação podemos afirmar apenas que depois de montados, o quebra cabeça de 6 mil peças será maior que aquele de 3 mil peças e nunca melhor, parece óbvio, mas ocorre do mesmo modo com a câmera de 6 e 3 megapixels; a primeira fornecerá fotografias maiores do que a segunda, e não melhores.

Vimos então que como o megapixel é uma unidade de medida e com a analogia demonstrada, é possível concluir que o megapixel está ligado ao tamanho da fotografia e não está diretamente ligado à qualidade.

Agora que desmistificamos o megapixel e sua relação com a qualidade da câmera, podemos adquirir equipamentos selecionando pela qualidade óptica e pelos recursos, e não mais nos ater à maior resolução ou a maior quantidade de megapixel. A alma da câmera fotográfica está na objetiva, no próprio fotógrafo e o corpo da câmera apenas captura a imagem.

O fator mais importante que determina a qualidade da fotografia, além da boa técnica, é a qualidade da objetiva usada na câmera. Quando se adquire uma câmera compacta a objetiva vem junto presa ao corpo da câmera e não é possível trocá-la, pois essa objetiva é fixa. Já nas câmeras do tipo reflex, “profissional”, a objetiva é encaixada no corpo da câmera o que possibilita trocar, colocando outras de diferentes qualidades e para diferentes tipos de uso, seja para fotografia odontológica, paisagem, arquitetura, moda e etc.

Prof. Dr. Ivan Yoshio
Autor do Livro: “A Arte da Fotografia Digital na Odontologia”
Especialista em Dentistica Estética – ACDC, MBA em Administração Hospitalar – FGV.
Professor do Curso de Especialização em Dentística da FORP-USP.
Professor de Fotografia do CETAO, APCDs, cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado;
Vencedor de concurso de Fotografia e Realização de Exposições Fotográficas;
Colunista da Revista OdontoLife, do Portal WWOW e do Jornal do site;
www.fotografiaodontologicadigital.com
ivanyoshio@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *