Amálgama x Resinas

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 | Artigos

Esta é uma pergunta freqüentemente feita pelos pacientes que querem trocar suas restaurações antigas por restaurações branquinhas (resinas). Acredito que este mito surgiu há algum tempo atrás, mas hoje as resinas estão tão modernas que não precisamos nos preocupar com isto. Existem marcas ótimas de materiais nacionais e importados, que garantem a resistência e a beleza da restauração.

Uma restauração em resina pode durar tanto quanto uma de amalgama, mas quero deixar claro que esta resina tem que ser de boa qualidade, e o profissional têm que ser qualificado para realizar a restauração (existem alguns segredinhos para esta restauração durar mais e ficar mais bonita).

Além da estética, é importante fazer as trocas destas restaurações, porque normalmente elas foram feitas há mais de 10 anos. Por serem escuras podem conter infiltrações, que não aparecem ao examinarmos a olho nu. Também podem conter desgastes e alteração do material.

Este procedimento é muito simples: removemos a restauração antiga, limpamos a cavidade, protegemos o dente com um medicamento e colocamos a resina, esculpindo cada detalhe. Na maioria dos casos a restauração nem é percebida e o custo do procedimento é bem reduzido por ser feito diretamente pelo dentista.

Quem não gostaria de sorrir sem medo de aparecer àquelas terríveis “manchas” escuras nos dentes?
Hoje em minha clínica, procuro fazer a demonstração para o paciente do antes e depois, porque na odontologia moderna procuramos sempre aliar a estética com a saúde. Quando um paciente me procura para fazer um clareamento a laser, por exemplo, proponho que se ele tiver restaurações em amalgamas, façamos a troca após o clareamento por resinas. Neste caso os dentes já clareados nos dizem a cor da resina a ser colocada, ficando assim um sorriso perfeito, branquinho, alinhado, e sem os detalhes prateados.

Um beijo.. Até mais…
Dra. Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *